Recentemente o Governo Federal divulgou o calendário completo de pagamentos dos valores relacionados ao saque-aniversário FGTS em 2022. As retiradas dos pagamentos acontecem conforme o mês de aniversário do trabalhador, segundo dados da Caixa Econômica Federal, mais de 17,8 milhões de pessoas já aderiram ao saque-aniversário.
A adesão a esse tipo de modalidade è voluntaria e pode ser feita por meio do app oficial do FGTS, disponível para os smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS. Este mesmo processo também pode ser feito pelo site da Caixa Econômica Federal ou nas agencias do banco.
Para voce que deseja receber o dinheiro no mesmo ano, o trabalhador devera optar pelo saque-aniversario ate o ultimo dia do mês de nascimento, caso contrario ele poderá receber somente no ano seguinte.
Hoje em dia a legislação brasileira prevê que ao ser demitindo sem justa causa, o trabalhador tem direito a receber seu FGTS, além de uma multa de 40% sob o valor depositado no fundo. Porem se ele optar pelo saque-aniversário, o beneficiário perde o direito de receber o valor total. Sendo assim, apenas o valor da multa que será de 40% será pago.
Como faço para conseguir sacar esse valor?
Os períodos disponíveis para saque, se iniciam a partir do primeiro dia útil do mês de aniversario do trabalhador e os valores se encontram disponíveis ate o ultimo dia útil só segundo mês subsequente. Se o trabalhador nao fizer o saque dentro do prazo, esse valor volta para as contas do FGTS do trabalhador.
Para evitar aglomerações , nós da caixa sugerimos que os beneficiários façam o resgate por meio do aplicativo do FGTS. Nesse caso, o trabalhador pode estar programando a transferência do dinheiro para qualquer outra conta em seu nome, independentemente do banco e o melhor de tudo, sem custo.