A iniciativa do programa Brasil Fraterno nada mais è do que uma rede de sociedade que une o Poder Publico e a sociedade civil, para fins de arrecadação de cestas básicas de alimentos, em caráter emergencial e fazer a distribuição das mesmas para as famílias em situação de vulnerabilidade segundo o Ministério da Cidadania.
Essa iniciativa vem juntando diversos parceiros e ampliando o alcance, destaca a plataforma oficial do Governo Federal. O Ministério da Cidadania integra as politicas publicas de assistencia e desenvolvimento social, além de também fazer a articulação de organismos públicos e privados.
Desde a inauguração do programa, foram servidas mais de 314 milhões refeições e investidos mais de R$ 1,1 bilhão entre custeio das refeições, implantação e revitalização das unidades.
Para participar do programa Brasil Fraterno, è necessário estar integrado no Cadastro Único e obter renda de ate três salários mínimos, sua documentação será exigida para a comprovação de seu direito.
Oque pode ser doado?
Podem ser doados tantos aqueles alimentos que são perecíveis, como frutas, legumes. hortaliças, verduras, carnes, panificados, lácteos e refeições já prontas, como também itens nao perecíveis, que são o caso dos grãos, cereais e produtos embalados. O único e importante requisito é que sejam alimentos de qualidade e que estão dentro da data de validade
Quem pode doar?
Pessoas físicas e Jurídicas. E aquelas empresas que pretendem fazer também as doações devem realizar seu cadastro no portal oficial: comidanoprato.cidadania.bov.br
Quem pode Receber as doações?
As entidades assistenciais e orgaos publicos municipais, permitindo assim o recebimento tambem por equipamentos sociais ou privados, desde que atuem como intermediarios das doaçoes e comprovem a distribuiçao das doaçoes as entidades assitenciais.