Conheça o Programa Bolsa Verde

O Programa Bolsa Verde foi criado pelo governo brasileiro em 2011 com o objetivo de incentivar a conservação dos ecossistemas. Em certas áreas já pré-definidas por este programa, diversos territórios são mantidos e usados de maneira sustentável, provendo assim a cidadania a melhoria das condições de vida e também o aumento da renda da população em situação de extrema pobreza.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, realiza o acompanhamento sistemático das famílias beneficiarias e nao beneficiarias nas áreas especificadas, bem como a divulgação dos resultados através de seminários nacionais e intercambio de experiências em nível regional.

A quem se destina o Programa Bolsa Verde?
O Programa Bolsa Verde è destinado para pessoas que se encontram em situação de extrema pobreza, que estão inscritas no Programa CadUnico do Governo Federal.

  • Florestas nacionais: Reservas Federais e Reservas de desenvolvimento sustentável federais
  • Projetos de assentamento florestal, de desenvolvimento sustentável ou que são de organização INCRA
  • Territórios que estão ocupados por ribeirinhos, extrativistas, população indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais
  • Áreas rurais que são de posse do poder executivo

Como funciona o concessão do programa?
Hoje em dia o Ministério do Meio Ambiente que è o gestor do programa, ira fazer uma identificação destas famílias que podem ser inclusas no programa. São analisados vários critérios antes de ser concedido o programa a essas famílias necessitadas.

Atualmente o valor deste beneficio è de R$300,00. Ele será repassado diretamente as famílias beneficiadas e com validade de ate 180 dias, contando a partir da data de pagamento. A cada três meses as pessoas inseridas no programa irão receber esses pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *