O CadUnico è um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população.
Por meio dele, os gestores conseguem monitorar quais famílias irão participar dos programas sociais promovidos pelo governo. Ao mapear onde elas vivem, o numero de membros e outras características, è possível entender quais são as necessidades dessas famílias e implementar politicas publicas de acordo com os dados disponíveis.
Lembrando que, fazer o Cadastro Único não significa, necessariamente participar de programa sociais, há uma analise sobre os casos para entender quem será selecionado para receber os benefícios. Porem, sem ele, não è possível participar dos programas.
Quem pode se inscrever?
- Famílias com renda mensal de ate meio salario mínimo por pessoa
- Famílias com renda mensal total de ate três salários mínimos
- Famílias com renda maior que três salários mínimos, mas que o cadastramento esteja vinculado a inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.
Também podem se inscrever pessoas que moram sozinhas, chamadas de famílias unipessoais, além de pessoas que vivem em situação de rua. Neste ultimo caso, è preciso buscar a assistência social para saber como fazer cadastro.
È muito importante que os dados das famílias estejam sempre atualizados para que elas possam receber os seus benefícios. Então , além da atualização obrigatória a cada 2 anos, caso haja alguma mudança è necessário que haja uma nova entrevista para que as informações sejam atualizadas no Cadastro Único.
Como se cadastrar?
Para se cadastrar è preciso que um membro da família, com mais de 16 anos, e de preferencia mulher, leve ao setor responsável pelo Cadastro Único todas as informações necessárias sobre a sua família no dia da entrevista e também volta lá quando for preciso fazer as atualizações dos dados.
A entrevista dura cerca de 1 hora e esses são os documentos necessários para fazer o cadastro:
- CPF ou Titulo de Eleitor do Responsável pela Unidade Familiar
- Cada membro da família deve apresentar ao menos uma certidão de nascimento, CPF, carteira de trabalho, RG.
- O RF da família quilombola pode apresentar o CPF, o titulo de eleitor ou outros documentos de identificação com o certidão de nascimento, casamento ou carteira de trabalho.